Uma preá que vivia na beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia ser outra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto.
1- Tendo em vista os conceitos de cadeia e teia alimentar, bem como de população e comunidade, podemos afirmar que:
A) A preá, a cobra e o gavião representam uma população e um exemplo de cadeia alimentar.
B) O conjunto de preás da região forma uma população, e os consumidores, entredevorando-se, formam uma teia alimentar.
C) Preás e cobras do charco formam uma população e, para as cobras, as preás são produtoras de alimentos.
D) Preás, cobras e gaviões formam uma comunidade, as cobras são consumidores primários e os gaviões consumidores secundários.
E) O conceito de produtor está associado ao fornecimento de alimento e, o de consumidor, aquele que o utiliza.
2- Com relação aos conceitos de habitat e nicho ecológico, marque a opção correta relacionada a seguir:
A) Cobra e gavião ocupam o mesmo habitat.
B) Preá e cobra estão num mesmo nicho ecológico.
C) Gavião, cobra e preá estão num mesmo nicho ecológico.
D) Cobras de um mesmo local ocupam o mesmo nicho ecológico.
E) Preá podem ocupar o mesmo habitat, mas tem nichos ecológicos diferentes.
3- Uma simples noz caída na floresta pode garantir a sobrevivência de besouros, formigas, musgos, etc. A noz, ambiente abiótico, abrigando uma série de seres vivos interagindo uns com os outros, é um exemplo de:
A) Comunidade
B) População
C) Ecossistema
D) Habitat
E) Biosfera
4- Considere as seguintes frases:
I- O uacari-vermelho, Cacajao calvus, é um macaco da Amazônia ameaçado de extinção, assim como o uacari-preto, Cacajao melanocephalus.
II- Os guarás da espécie Chrysocyon brachyurus vivem nos campos brasileiros encontrando-se representantes da mesma espécie também em campos argentinos.
III- Dentre os botos marinhos, os mais conhecidos são os da baía do Rio de Janeiro pertencentes à espécie Sotalia brasiliensis e com habitat restrito a essa areá.
Menção a uma única população é feita na frase:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e na II.
E) II e na III.
5- Vários conceitos básicos são importantes no estudo da Ecologia. Relacione as colunas:
1- Ecossistemas
2- Habitat
3- População
4- Nicho ecológico
5- Biocenose
( ) Conjunto de organismos de uma mesma espécie, que vive em uma mesma área geográfica.
( ) Parte viva de um Ecossistema.
( ) Constituído pela comunidade e pelo ambiente físico.
( ) Papel desempenhado pelo ser vivo no seu habitat.
( ) Local onde existem populações de uma certa espécie.
A sequência correta é:
A) 3, 2, 1, 4 e 5
B) 4, 5, 2, 3 e 1
C) 1, 3, 5, 2 e 4
D) 2, 5, 1, 4 e 3
E) 3, 5, 1, 4 e 2
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e na II.
E) II e na III.
5- Vários conceitos básicos são importantes no estudo da Ecologia. Relacione as colunas:
1- Ecossistemas
2- Habitat
3- População
4- Nicho ecológico
5- Biocenose
( ) Conjunto de organismos de uma mesma espécie, que vive em uma mesma área geográfica.
( ) Parte viva de um Ecossistema.
( ) Constituído pela comunidade e pelo ambiente físico.
( ) Papel desempenhado pelo ser vivo no seu habitat.
( ) Local onde existem populações de uma certa espécie.
A sequência correta é:
A) 3, 2, 1, 4 e 5
B) 4, 5, 2, 3 e 1
C) 1, 3, 5, 2 e 4
D) 2, 5, 1, 4 e 3
E) 3, 5, 1, 4 e 2
Gabrito:
1- letra B) O conjunto de preás da região forma uma população, e os consumidores, entredevorando-se, formam uma teia alimentar.
2- letra D) Cobras de um mesmo local ocupam o mesmo nicho ecológico.
3- letra C) Ecossistema.
4- letra C) III, apenas.
5- letra E) 3, 5, 1, 4 e 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário