Bactérias são organismos microscópicos mas com uma imensa quantidade. O microscópio óptico não permite a observação de muitos detalhes da estrutura bacteriana, praticamente só possibilitando ver a sua forma.
Algumas bactérias podem causar doenças no homem, plantas ou animais. Há muitas bactérias extremamente úteis, como é o caso dos lactobacilos, fundamentais na produção de vários derivados do leite.
Estrutura Bacteriana:
Com o microscópio eletrônico é possível a observação mais detalhada da organização das bactérias, conforme se vê no esquema abaixo:
- Cromatina: é constituída por um filamento de DNA. Corresponde ao material genético da célula, responsável por duas funções principais: a coordenação das atividades vitais e a hereditariedade. O material genético não é envolvido por carioteca, caracterizando a organização procarionte.
- Plasmídeos: corresponde ao DNA, além daquele presente no cromossomo bacteriano. Assim, os plasmídeos apresentam genes adicionais, que podem auxiliar na sobrevivência das bactérias, como é o caso de genes que conferem resistência a antibióticos.
- Membrana esquelética: é uma cobertura espessa e rígida que protege a bactéria, mantendo sua forma. Sua composição química é complexa, não incluindo celulose, como ocorre com todos os procariontes.
- Membrana plasmática: é lipoproteica, isto é, formada por lipídios e proteínas, é extremamente delgada, sendo visível apenas ao microscópio eletrônico e tem permeabilidade seletiva. A membrana apresenta muitas invaginações, os mesossomos, que contêm enzimas envolvidas com a respiração e participam da divisão da célula, prendendo a cromatina durante a divisão.
- Cápsula: trata-se de um envoltório viscoso que pode ou não estar presente em algumas bactérias. A cápsula é secretada pela célula bacteriana, sendo uma característica determinada geneticamente.
- Hialoplasma: corresponde ao material gelatinoso que preenche os espaços entre as demais estruturas celulares. Tem como composição principal água e proteína, além de numerosas enzimas que controlam as reações químicas que mantêm o funcionamento da célula.
- Ribossomo: são organoides não membranosos responsáveis pela síntese de proteínas. As proteínas produzidas nos ribossomos podem participar da construção da matéria viva, como é o caso do hialoplasma e da membrana plasmática, outras proteínas têm função enzimática. Essa produção de proteínas é controlada pelo DNA bacteriano.
Bactérias podem ser encontradas nos mais diversos tipos de ambientes, desde que haja alguma umidade. Isso inclui o mar, a água doce, o solo úmido e o corpo de animais e plantas.
Nutrição e liberação de energia:
- Heterotrófica: elas não produzem seu próprio material orgânico a partir de substâncias inorgânica. Apresentam duas estratégias principais: viver à custa de um ser vivo, comportando-se como parasitas, ou atacar matéria orgânica morta, promovendo sua composição, sendo denominadas sapróvoras.
- Autotróficas: bactérias que produzem material orgânico a partir de substâncias inorgânicas, são mais raras do que as heterótrofas. Algumas bactérias autótrofas realizam fotossíntese e outras quimiossíntese. Nos dois processos ocorre produção de glicose. No entanto, a maneira pela qual a glicose é produzida difere bastante. Na fotossíntese, a bactéria absorve luz através de um tipo especial de clorofilas que se encontra dispersa no hialoplasma. Já com as bactérias quimiossintetizantes não ocorre a utilização de energia luminosa, nesse caso, a energia provém de reações químicas.
As bactérias apresentam principalmente reprodução assexuada e mais raramente sexuada. Bactérias são seres unicelulares e, ao se dividirem, geram dois novos indivíduos, isso caracteriza a chamada bipartição ou cissiparidade, sua forma de reprodução mais comum.
Cianobactérias:
As cianobactérias são organismos microscópicos intimamente relacionados com as bactérias.
- São unicelulares ou coloniais.
- Apresentam membrana esquelética se celulose.
- São procariontes, isto é, não têm núcleo organizado.
- Algumas espécies participam do ciclo do nitrogênio, realizando a sua fixação. Com isso, podem enriquecer o solo com os compostos nitrogenados.
- Possuem um sistemas de membranas concêntricas no hialoplasma.
- Apresentam pigmentos de cor azul e vermelha, têm também clorofila. Algumas raras bactérias fotossintetizantes possuem outro tipo de clorofila, com uma composição química bem diferente.
Importância:
As bactérias constituem o grupo de seres vivos com a maior massa total no planeta. Assim, quando se considera apenas sua quantidade, já se pode perceber sua imensa importância para toda a biosfera e, em particular, para o homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário